Atividades

Apresentação do Projeto

A concretização do projeto - após ter sido apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) - iniciou-se com a sua apresentação aos alunos diretamente envolvidos, sendo-lhes  explicados os objetivos inerentes e o alcance do mesmo nas suas aprendizagens e na construção de si (indivíduo) enquanto sujeito pleno.

Contar e Narr@r diariamente!

No intuito de promover o contacto cada vez mais próximo com a palavra e o livro através da dinamização de momentos de leitura lúdico recreativa capazes
de desencadear a sensibilidade estética e a apetência pela leitura, nas suas múltiplas dimensões, percecionando o livro como um modelo do universo criado à
nossa imagem e em cuja construção o leitor participa, decorrem diariamente na BEEBM, à hora de almoço, sessões dinamizadas, geralmente, por crianças - do 2.º ao 4.º anos - que se inscrevem previamente e leem, individualmente ou em pares, para os seus colegas. O impacto é tal que dias há em que são oncretizadas duas sessões (às vezes três), pois a apetência pela leitura é... uma realidade conseguida!

Pesquisa e tratamento da  informação e apresentação/ explicitação de guiões de apoio

Conhecida a dificuldade de muitos alunos em validar e tratar a informação pesquisada, concebemos, e apresentámos às turmas, guiões de apoio à pesquisa e
tratamento de informação, à realização de trabalhos mais ou menos extensos, à feitura de citações e à indicação das fontes consultadas. Desta feita, pretendeu-se que, gradualmente, interiorizem e apliquem novos conteúdos facilitadores das suas aprendizagens e enriquecedores das suas competências.

Importância e organização do Portefólio /apresentação de um modelo

No sentido de promover o sentido de responsabilidade dos alunos e a sua capacidade organizativa, apresentámos um modelo de portefólio, explicando a sua
importância e função e os procedimentos subjacentes à sua conceção, a fim de que também eles vão concebendo o seu.

Conceção de um logo para a Biblioteca Escolar

No sentido de mobilizar saberes adquiridos e promover o desenvolvimento das capacidades dos alunos e a sua sensibilidade estética, através do diálogo
dinâmico entre diferentes linguagens (leitura e artes plásticas), a turma do 4.º A dedicou-se à conceção de um logotipo para a biblioteca escolar da escola
básica.

Preparação/apresentação de leituras para dinamização da Feira do Livro Infantil 

No sentido de partilharem as suas experiências de leitura, evidenciando as competências adquiridas e sensibilizando os seus pares para a importância da
leitura lúdico-recreativa no desenvolvimento da imaginação criadora e criativa, na compreensão/ interpretação da realidade, na aquisição de valores e no
desenvolvimento da competência linguística, os alunos mais diretamente envolvidos no projeto animaram diversos momentos da Feira do Livro Infantil,
lendo para as crianças da Pré e do 1.º CEB que a visitaram.